Campeões no Esporte e na Vida..


Álcool e Atividade Física NÃO Combinam!

15/05/2017 22:11

Álcool e Atividade Física NÃO Combinam!

 

 

 

Saiba por que a bebida alcoólica é prejudicial para quem prtaica atividade física.

Consumir algumas doses de bebida alcoólica, mesmo que eventualmente, pode parecer inofensivo, mas pode colocar a perder todo o esforço e disciplina de uma semana inteira de treinamento ou até perder um Campeonato Mundial.

A pergunta de muitos desportistas e atletas é objetiva:   Por que a bebida com teor alcoólico pode prejudicar o desempenho de quem costuma correr, praticar ciclismo e outras atividades aeróbicas??

Quando praticamos atividade física, nosso organismo perde muita água através da eliminação do suor. Com a ingestão de bebidas alcoólicas, esse processo é acelerado, comprometendo a hidratação do organismo e podendo causar séria desidratação. Seu consumo causa, além da desidratação a diminui a taxa de glicose no sangue.

A glicose é um dos macronutrientes mais importantes para a preservação e qualidade de vida do ser humano. Na atividade física pode ser considerado o nutriente vital para o desempenho.

Quase todo treinamento físico, tático e psicológico tem como prioridade a melhora da preservação, reposição e aumento dos depósitos das 475 gramas de glicose que temos em todo nosso corpo.

Outro fator negativo do álcool é a diminuição da capacidade de absorção e depleção dos nutrientes, o organismo pode ficar com deficiência de vitaminas, sais minerais e proteínas.

Neste momento lembramos do pessoal que faz musculação!

Será que a bebida alcoólica pode também prejudicar os ganhos musculares? Por quê?

O álcool é muito calórico, 7 calorias por 1 mL de etanol, “potencializador de energia vazia”, liberando  insulina no organismo e diminui a glicemia (menos glicose disponível no musculo para realizar o anabolismo e diminuição da retenção de glicogênio muscular/depósitos de glicídios) .

Quando isso ocorre, o corpo precisa buscar outras fontes de energia e, por isso, usa o estoque proteico dos músculos, resultando num intenso catabolismo que é a perda de massa magra (músculos).

Além de não ganhar maça muscular, pode perder diâmetro nas fibras musculares e apresentar fadiga localizada e geral no treinamento e Competição.

Em estudos recentes foi comprovado que o álcool  pode comprometer a unidade funcional contrátil da musculatura após um treinamento, prejudicando a recuperação muscular. Explicando com mais detalhes: a contração muscular necessita de íons cálcio , o álcool diminui a entrada deste íon no musculo, sem este íon não ocorre a contração muscular ou  apresenta problemas na contração e mobilidade.

Alguns estudos já mostram que o álcool pode comprometer a unidade funcional contrátil da musculatura após uma sessão de exercício, atrapalhando a recuperação muscular. O que acontece é que a contração muscular depende de íons Cálcio para ocorrer, e o álcool atrapalha a entrada de cálcio para dentro do músculo comprometendo sua contração efetiva, e assim piorando o desempenho.

O consumo de álcool causa deficiências de vitaminas B1, B2, B6, B12 e C, muito importantes para auxiliar no aumento da massa muscular.

Você sabia que o álcool prejudica na perda de gordurinhas indesejadas?

 

 
 

 

—————

Voltar